sexta-feira, 30 de julho de 2010

Escolhas...

Essa semana parei para refletir um pouco a respeito de algumas escolhas que fazemos ao longo da vida, e a que mais chamou minha atenção foi a escolha da profissão. Pois esta escolha fará parte do nosso cotidiano, ocupando uma porção considerável do nosso dia.
Eu fiquei intrigada ao constatar que a minorias das pessoas conseguem a façanha de trabalharem no que realmente gostam, uns por falta de oportunidade  outros por escolherem a profissão muito jovem e ainda há aqueles que preferem uma vida ociosa ao invés de investirem tempo se preparando para terem uma profissão realmente da qual se identifiquem.
Mas independente da causa dessa "escolha", ela sempre deixará  marcas que  refletirá na sua área de atuação como: mau humor, indiferença, falta de comprometimento e excelência, desânimo, falta de capacitação e muitos outros inconvenientes.
Por isso conclui que as pessoas devem lutar por seus sonhos e objetivos, independente da idade.
Trabalhar no que realmente  é o seu dom, enobrece, revitaliza e traz excelência em tudo que  fizer.
Eu hoje não posso dizer que trabalho exatamente no que sonhei como carreira, pois não pude continuar meus estudos devido a contrariedades ocorridas na época e hoje preciso trabalhar onde estou auxiliando meu marido nas despesas do nosso lar. Contudo aprendi a gostar do que faço.
Acho que para mim é um pouco mais fácil  não sentir-me  frustrada profissionalmente porque consigo realizar meus projetos e atuar na minha área (aquela de coração) através do trabalho informal, filantrópico. Assim me sinto completa.
Quero finalizar essa reflexão com um trecho da música do compositor Renato Russo:
                             "Sem trabalho eu não sou nada
                               Não tenho dignidade
                               Não sinto o meu valor
                               Não tenho identidade..."

3 comentários:

  1. Estou adorando sua Historia...as vezes ate volto para ler de novo...rsrsrs...Continue postando tá...pois eu estou acompanhando...
    bjos...
    Tati M

    ResponderExcluir
  2. Gosto de ler seus textos, apesar de conviver 15anos com vc descubro mais de vc, seus sonhos e desejos, te amo..

    ResponderExcluir
  3. Ai que comentário lindo do marido... rsrs. Ótima reflexão, já escrevi sobre isso também no meu blog. Acho que o que ajuda muito na escolha da profissão é a orientação de pais sensatos e amigos maduros. Essa orientação ajuda até mesmo na descoberta da própria vocação quando ela não é tão clara.
    Abraço!

    ResponderExcluir